terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Brincar é a ordem na infância!!! Planejando ambientes:

O Link a seguir, trás um vídeo muito leal que fala sobre o quanto a criança se desenvolve brincando, que cada criança é um cientista:

https://www.facebook.com/video.php?v=805715369502416

Reflito neste vídeo, especialmente porque neste começo de ano, nós educadores preparamos e planejamos um ano cheio de oportunidades de aprendizagem para nossos pequenos, de maneira a organizar os espaços na creche, ou na escola, pois esse planejamento, é também a organização dos ambientes para as crianças: um canto para a descoberta das histórias, uma área para a exploração de tintas, das texturas, cores e cheiros, um cantinho para o faz de conta, onde a descoberta dos papéis sociais valem mais do que uma aula.
Segundo Vera Meli, é por meio da descoberta que se contempla a experiência, da observação e exploração de seu ambiente, que a criança constrói seu conhecimento, modifica situações, refaz seu modo de pensar, interpreta e busca soluções para fatos novos o que favorece e muito, o desenvolvimento intelectual da criança, principalmente na fase pré-escolar. Tanto a verbalização como as interações que se estabelecem entre as pessoas contribuem para a apropriação da linguagem pelas crianças.


              "A infância é um outro: aquilo que, sempre além de qualquer tentativa de
captura, inquieta a segurança de nossos saberes, questiona o poder de 
nossas práticas e abre um vazio em que se abisma o edifício bem 
construído de nossas instituições de acolhimento. Pensar a infância como 
um outro é, justamente, pensar essa inquietação, esse questionamento
 e esse vazio." (Jorge Larrosa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário